top of page

INQUÉRTIO AOS PROFESSORES SOBRE A PINTURA DOS QUADROS

    No âmbito do concurso GOP, vem pedir-se a colaboração dos docentes para o preenchimento do seguinte inquérito, entre os dias 25 de maio e 9 de junho. Um dos objetivos consiste na redução do consumo da energia elétrica (24 660,00 €). Os quadros que temos estão muito gastos, precisam de ser renovados. Por estarem muito polidos, refletem a luz e obriga-nos a ter que fechar as janelas sempre que escrevemos no quadro (hipótese). A sala 30 foi escolhida por ser uma das salas que mais luz recebe.

     Em função do prémio de 6 600€, encontrou-se a solução mais económica de renovação dos quadros, que consiste em pintá-los com tinta ardósia. Se apagarem o quadro com o apagador, concluirão que este fica muito branco, dificultando a escrita. Assim, ter-se-á que apagar com um pano húmido. Pode apagar-se as vezes necessárias e escrever - se com o quadro húmido. São colocados vários panos que deverão ser usados sucessivamente à medida que forem ficando com giz. Se ficarem secos ou muito sujos, deverão enviá-los à Srª D. Inês.

     O uso do pano húmido contribuirá para a retenção da poeira e também diminuirá o contato direto com o giz que seca as mãos. Este processo evitará que as salas não acumulem tanto pó e fiquem mais limpas, preservando os computadores e especialmente a nossa saúde e a dos alunos, em especial aqueles que tiverem alergia e sofrerem de doenças respiratórias; tendo em conta que o sulfato de cálcio hepta-hidratado presente na composição do giz agride bastante a mucosa nasal e as cordas vocais, deveremos sentir-nos melhor se limparmos o quadro com o pano húmido! Estas serão outras vantagens, além de reduzirem a indisciplina originada pela necessidade de se fecharem as persianas.

bottom of page