top of page

PINTURA DOS QUADROS NEGROS

A ESAOF possuía quadros negros muito deteriorados, polidos e com grande reflexão de luz solar, que consequentemente dificultava a escrita e a sua visibilidade. Para diminuir esta reflexão e para que a leitura do quadro fosse percetível, as aulas teriam que ser dadas com os estores fechados e a luz acesa. Pelo elevado número de lâmpadas de incandescência, com potência de 58W cada, as salas de aulas eram as maiores  consumidoras de energia elétrica com o agravamento de estarem quase permanentemente acesas, durante a maior parte do ano.

PROBLEMA

SOLUÇÃO: COMPRAR QUADROS COM SUPERFÍCIES ANTI-REFLETORAS

É uma tinta sintética semi-mate de grande nivelamento, anti refletora e lavável com um pano húmido. Foi concebida para a pintura e manutenção de quadros de escola e está à venda há pouco tempo no mercado.

TINTA ARDÓSIA

A ESAOF tem 14 quadros com dimensões 5 x 1,20 e 10 quadros de 3,70 x 1,20.

Na fotos apresentam-se dois quadros. O da esquerda pintado com a tinta giz ardósia; o da direita, o quadro antigo com a superfície polida, refletora da luz solar. Ambos têm escrito: GOP - Omnienergia & Água, Fonte de Vida. A luz do quadro não foi acesa. 

Foi realizado um                aos docentes sobre os testes de pintura. Consideraram que a pintura dos quadros evitava a reflexão da luz e a visibilidade era efetivamente melhor, não sendo necessário fechar as persianas ou acender as 3 lâmpadas do quadro. 

Em consequência desta experiência pintaram-se todos os quadros da escola com três de mãos. Todo o material necessário à pintura de todos os quadros custou 

283,84 €

os 24 quadros da escola que teríamos que comprar, corresponderiam a um valor igual a

                   10 304,22€

 

Superior ao prémio do GOP!

MATERAL DE LIMPEZA DOS QUADROS

bottom of page