top of page

O açúcar é uma substância aditiva e dos poucos alimentos que nutricionalmente é completamente vazio. Consumido em exagero e contido em vários alimentos, provoca na espécie humana uma série de problemas. 

 

Os açúcares são uma classe de substâncias químicas e são constituídos por hidrogénio, carbono e oxigénio, cuja fórmula geral para muitos deles é Cn(H2O)n.

 

 

 

O DOCE AMARGO DOS ACÚCARES

E ADOÇANTES

 

FÓRMULAS QUÍMICAS DOS AÇÚCARES NATURAIS

O açúcar está presente em muitos compostos orgânicos e  apresenta-se em várias formas dependendo do composto natural no qual está presente.De acordo com a quantidade de átomos de carbono em suas moléculas, os carboidratos podem ser divididos em: 

Glicose

Glicose

Açúcar encontrado no mel e no xarope de milho.

Frutose

Frutose

Açúcar que se encontra em todas as frutas.

Galactose

Galactose

Açúcar que se encontra no leite e em todos os derivados do leite.

Maltose

Maltose

Açúcar obtido pela indústria através da fermentação de cereais em germinação, tais como a cevada.

Sacarose

Sacarose

Açúcar encontrado na cana de açúcar, da beterraba, da uva e do mel...

Lactose

Lactose

Açúcar sintetizado nas glândulas mamárias dos mamíferos.

Polissacarídeos: moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos. Alguns apresentam na sua fórmula átomos de enxofre e azoto.

OS AÇÚCARES ESCONDIDOS NA ALIMENTAÇÃO

A Organização Mundial de Saúde

(OMS), recomenda que o açúcar ingerido por dia, não deverá exceder as 25 gramas, numa dieta diária de 2000 calorias.

 

Facilmente se conclui que  se ultrapassa esse limite na nossa alimentação diária.  

 

Deveremos escolher alimentos aos quais não se adicione açúcar ou a sua percentagem seja muito pequena. Para isso deveremos habituarmos  a ler os rótulos dos alimentos.

 

 

O açúcar, apesar de doce, tem resultados muito amargos na nossa saúde e provoca muito mais que caries dentárias. Se se consumir em demasia, é possível que mais tarde ou mais cedo, se desenvolvam problemas mais ou menos sérios.

 

Obesidade

Obesidade

Diabetes

Diabetes

Cancro

Cancro

Alimenta as células cancerosas e está relacionado ao desenvolvimento de cancro da mama, ovário, próstata, reto, pâncreas, trato biliar, pulmão, vesícula e estômago.

Diminuição das defesas do organismo

Diminuição das defesas do organismo

A sacarose diminui as defesas do organismo, ao neutralizar a acção imunitária dos glóbulos brancos.

Osteoporose

Osteoporose

Uma vez que a sua assimilação é feita ao nível dos intestinos e o açúcar não tem qualquer tipo de vitamina do grupo B, o organismo mobiliza as reservas de vitamina B do corpo. Uma vez que as vitaminas do grupo B regem os fenómenos de calcificação, o consumo da sacarose bloqueia a calcificação, conduzindo ao primeiro efeito de descalcificação dos ossos, dentes e sistema nervoso. O açúcar bloqueia o metabolismo de magnésio, um elemento sinergético de calcificação.

Úlcera Gástrica

Úlcera Gástrica

O açúcar não é digerido na boca, chega muito rapidamente ao estômago, o que provoca uma reacção massiva de sucos gástricos, provocando hiperacidez estomacal conduzindo à aparição de gastrites e úlceras estomacais.

Inibidor inteletual

Inibidor inteletual

O açúcar tem um feito negativo sobre o sistema nervoso parasssimpático e os órgãos por ele comandados. O cerebelo torna-se mais passivo, o que diminui as capacidades intelectuais.

Trombose coronária

Trombose coronária

Saiba mais

Saiba mais

76 maneiras do açúcar acabar com a sua saúde. O açúcar é o maior veneno que damos às nossas crianças

OS AÇÚCARES E  A SAÚDE

OS PERIGOS DOS ADOÇANTES ARTIFICIAIS OU EDULCORANTES

O ciclamato (C6H13NO3S); o aspartame (C14H18N2O5); o acessulfame-K(C4H4N2O4SK) a sucralose (C12H22O12Cl2), o sorbitol (C6H14O);  O manitol (C6H14O6) e o xilitol (C5H12O5), são os açúcares artificiais criados especialmente para os diabéticos. Quase todos têm um poder adoçante superior aos açúcares naturais.

Experiências científicas

Experiências científicas

Quando ratos foram alimentados com comidas nas quais foram adicionados adoçantes, acabam por comer muito mais do que deviam e, consequentemente, engordam. A explicação para esse fato pode ser a mesma vista em humanos que consomem com frequência adoçantes: esse produto parece não satisfazer o desejo por açúcar.

Obesidade

Obesidade

Isso acontece porque os adoçantes enganam o paladar, mas não o cérebro. Os alimentos ricos em açúcar provocam uma sensação de prazer, pois induzem a liberação de dopamina no cérebro, mas os adoçantes artificiais não surtem o mesmo efeito. E, por isso, como um tipo de compensação, pessoas que consomem muito adoçante acabam abusando de doces, consumindo-os em maior quantidade do que uma pessoa que não usa adoçantes.

Alterações genéticas

Alterações genéticas

Os adoçantes artificiais podem prejudicar a saúde porque não são reconhecidos pelo organismo, logo precisam ser eliminados, às custas de muito trabalho do fígado e dos rins. Além desse problema, há risco de que a substância “se instale” em determinadas células, causando alterações genéticas e até mesmo alguns tipos de cancro.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Autores:  Andreia Rodrigues, Gonçalo Gomes, João Neto, Giuliana Santos,Mariana Oliveira, Ricardo Costa

PALESTRA: " ALIMETAÇÃO E OBESIDADE

PES

O açúcar não é o único fator que provoca a obesidade. Nesta palestra são apresentadas as causa e consequências da obesidade e fez-se a contextualização dessa patologia, assim como os hábitos de consumo alimentar em Portugal. Foi proposto um padrão alimentar saúdavel.

 

bottom of page