top of page

Desde 1992 a Organização Mundial da Saúde, (OMS)na Classificação Internacional de Doenças (CID), catalogou o tabagismo como "uma desordem mental e de comportamento em razão da síndrome da dependência à nicotina". 

A nicotina é um líquido incolor que, exposto ao ar, adquire uma cor amarelada. Cada cigarro contém de 8 a 20 miligramas de nicotina e cerca de 1 miligrama é absorvido pelo fumador. Isso pode acontecer através dos pulmões, da pele, de uma mucosa (nariz e gengiva) ou dos vasos capilares, até chegar ao cérebro. Dali  é distribuído por todo o corpo. Responsável pela dependência física, a nicotina age no sangue durante uma hora, quando surgem os sintomas que alertam o fumador e, assim, volta a fumar.

 

O tabaco é uma das muitas drogas que existe causando graves problemas para a saúde. A sua combustão liberta produtos  fatais para o organismo humano. O monóxido de carbono, liga-se facilmente à hemoglobina do sangue. Isso diminui a capacidade 

O CIGARRO NÃO TEM SÓ NICOTINA

Na sua combustão a temperatura, na brasa, chega a 800 ºC. E nesse processo entram em ação mais de 5.000 produtos químicos, libertados ou formados na reação de combustão. 

Cigarros "são fumados" pela sução originada por uma  câmara de vácuo.

Após a queima do cigarro,  forma-se alcatrão que fica impregnado nos tubo água do frasco;  observa-se a formação de nicotina, pelo tom amarelado da água e dos tubos.  

 

 

 

AÇÃO DOS COMPONENTES DO CIGARRO NO ORGANISMO

ESTUDO EXPERIMENTAL DA REAÇÃO DE COMBUSTÃO DO TABACO

Esta organização estabeleceu a luta anti-tabágica como prioridade para o século XXI, uma vez que o tabagismo é considerado o maior problema de saúde pública do mundo moderno. No século XX  morreram 100 milhões de pessoas devido ao consumo de tabaco.

dos glóbulos vermelhos de transportar o oxigénio às células, o que provoca aumento do frequência respiratória e do ritmo cardíaco, originando problemas cardiovasculares. As tabelas seguintes expõem outros produtos da combustão e os seus malefícios na saúde humana.

ESTATÍSTICA: FUMADORES vs NÃO FUMADORES

Adoecem 10 vezes mais de cancro de pulmão.

Sofrem  5 vezes mais de enfarte de miocárdio.

Sofrem 5 vezes mais de bronquite crónica e enfisema pulmonar.

Sofrem 2 vezes mais de  derrame cerebral.

  A LEI OBRIGA AOS AVISOS DOS MALEFÍCIOS DO TABACO  

AS TABAQUEIRAS

ILIBAM-SE DE RESPONSABILIDADES

Autoras:  Andreia Rodrigues, Giuliana Santos, Marco Estêvão, Mariana Oliveira, 

 

 Tu fumas?

A opção é tua

PES

bottom of page