top of page

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O LEITE

E SEUS DERIVADOS

Autores: Carmen Santos, AlexandraPinto, André Morgado

 

 

O cálcio é um mineral que o corpo precisa para inúmeras funções, incluindo a construção e manutenção de ossos e dentes, coagulação do sangue, a transmissão de impulsos nervosos, e a regulação do ritmo do coração.

O corpo recebe o cálcio que necessita de duas maneiras. Uma é pela ingestão de alimentos ou suplementos que contenham cálcio. Fontes incluem produtos lácteos e folhas verdes escuras ou grãos secos, que têm quantidades variáveis ​​de cálcio absorvível. 

Indústria dos laticínios

Indústria dos laticínios

A indústria do leite e dos lacticínios afirmam que a osteoporose ocorre quando há carência destes produtos.

Osteoporose

Osteoporose

A osteoporose, ou "ossos porosos", é o enfraquecimento dos ossos causadas por um desequilíbrio entre a formação óssea e a destruição óssea.

Pirâmide alimentar tradicional

Pirâmide alimentar tradicional

A pirâmide alimentar aconselha 3 porções de produtos láteos.

 

 

Leite de vaca

Leite de vaca

O leite de vaca tem três vezes mais cálcio que o leite humano. Mas não importa, são números que não dizem muito, por que para o cálcio ser assimilado é necessário haver quantidade equivalente de magnésio e o leite só tem magnésio suficiente para que se absorvam cerca de 11% do cálcio total (33 mg/chávena).

Legumes absorvem melhor o cálcio

Legumes absorvem melhor o cálcio

O cálcio não é o único nutriente que interfere na saúde dos ossos, mas também nutrientes como o fósforo (P), potássio (K), boro (B), vitaminas C, D e E. São importantes e estão presentes nos verdes.

Cálcio?

Cálcio?

Onde é que as vacas arranjam cálcio para os seus ossos enormes? Elas são hervívoras: das plantas!

 

  • o leite não é a mehor forma de absorção do cálcio.

  • O cálcio, com outros nutrientes necessários à saúde dos ossos são de melhor absorção pelos vegetais.

Mais leite, mais osteoporose

Mais leite, mais osteoporose

O nosso organismo esforça-se permanentemente por um equilíbrio bioquímico a fim de manter os níveis do sangue em 7.365 pH. Para neutralizar esta acidez o organismo utiliza o cálcio do esqueleto. Com o tempo, os ossos tornam-se frágeis e provoca a osteoporose.

Mais leite, menos cálcio

Mais leite, menos cálcio

O médico William Ellis, afirma que depois de realizar mais de 25 000 análises ao sangue, descobriu que os níveis mais baixos de cálcio correspondia, a pessoas que tinham por hábito tomar três, quatro ou cinco copos de leite por dia.

 

 

Leite de vaca

 

 

 

 

 

 

 

 

     160 mg 

 

 

Filete de arrenque

 

 

 

 

 

  

              160 mg 

 

 

 

Leite de vaca

 

 

 

 

 

 

 

 

     160 mg 

 

Grelos

 

 

 

 

              

 190mg

  • O leite não é o alimento que tem mais cálcio. Perde para os legumes, sementes e frutos secos:

Leite: combustível do cancro

Leite: combustível do cancro

Das 59 hormonas do leite, uma é um poderoso auxiliar do crescimento, de seu nome IGF-1 Por uma curiosidade da natureza ele é idêntico entre vacas e seres humanos. Segundo especialistas em medicina, é consensual que a hormona IGF-1 é um fator-chave na aceleração do crescimento e na proliferação dos cancros da mama, da próstata e do cólon. Provavelmente atua também como catalisador no desenvolvimento de outras formas de cancro.

Leite indigerível

Leite indigerível

O leite de vaca não é bem digerido pelo organismo humano por questões biológicas. “A maior parte dos seres humanos não tem mais a produção da enzima que permite digerir o açúcar do leite, que é a lactose. a MAIORIA da população mundial NÃO tolera a lactose. Até 95% da população negra e cerca de 53% dos hispânicos.

Perturbações digestivas

Perturbações digestivas

Em função disso, as pessoas sofrem uma série de disfunções digestivas e outros males que hoje os estudiosos apontam como de origem galactogénia.

Pasteurização do leite

Pasteurização do leite

Pasteurização consiste em aquecer o leite a altas temperaturas, a fim de matar as bactérias nocivas. No entanto, também destrói as enzimas e muitas das vitaminas, e desnatura a proteína, o que faz com que seja ainda mais difícil de digerir.

Leite = colesterol

Leite = colesterol

O nível de colesterol encontrado no leite é comparado ao das carnes. O excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Saber mais

Saber mais

Povos com osteoporose

Povos com osteoporose

Estudos demonstram que em países onde as pessoas consomem mais produtos lácteos, existe maior incidência de osteoporose, como é o caso dos Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Suécia, Suíça e Finlândia.

Povos sem osteoporose

Povos sem osteoporose

Por outro lado, países onde não há tal consumo ( Ásia e África), não há esse tipo de incidência

A Universidade de Harvard apresentou uma nova pirâmide alimentar onde aconselha a uma redução do leite e seus derivados, sob a alegação de que estes produtos estão associados com o risco de certos tipos de cancro. Os seus investigadores referiram que os altos níveis de gordura saturada, na maioria dos laticínios, e os componentes químicos da sua produção os tornam um alimento a evitar, devendo ser substituídos por legumes verdes e grãos de várias espécies, para se obter o cálcio necessário e de qualidade.

Dr. Lair Ribeiro

quem é?

bottom of page