top of page

O ALUMÍNIO: ÚTIL E MORTAL

 

Entre as diversas vantagens na utilização do alumínio nos produtos está o fato de ser reciclável, podendo ser reaproveitado para fazer novos produtos do mesmo material. Ou seja, além de muito útil, ele é ecologicamente correto. Mesmo sendo a bauxita o minério mais fácil para a obtenção desse metal, o processo de transformação exige muita energia, sendo a proporção 1 : 14 000, ou seja, para cada 1 tonelada de alumínio extraído, necessita-se de 14 000 KWh de energia elétrica. Daí, tira-se a necessidade urgente da reciclagem do alumínio já produzido, pois a demanda energética é 95% menor, além de que, para se decompor na natureza, são necessários cerca de 100 anos.

RECICLAGEM DO ALUMÍNIO

 

O alumínio, símbolo químico Al, sendo um metal leve e macio, mas resistente, é utilizado em diversos produtos do dia a dia. Sendo revestido por uma fina camada de óxido, o alumínio fica protegido por este elemento (que não é reativo) e não possui risco de corrosão. É um excelente condutor de calor, por isso, é largamente utiizado em utensílios de cozinha, como as panelas, pois ele conduz o calor de maneira rápida e eficiente.

 

O LADO NEGRO DO ALUMÍNIO

 

As pesquisas médicas mostram de forma cada vez mais precisa o papel do alumínio como fator que desencadeia doenças auto-imunes ou como fator que acelera a degeneração do sistema nervoso.

A médica PhD Philippa Darbre, endocrinologista e especialista no cancro de mama, liderou um estudo na Universidade de Reading, na Inglaterra, que associa a absorção dos sais de alumínio dos antitranspirantes ao aumento de risco da doença.

 

“Há evidências de que o ingrediente ativo à base de alumínio em antitranspirantes pode imitar o estrogénio no corpo. A exposição ao estrogénio é um dos maiores fatores de risco comprovadamente ligado ao cancro de mama. Se os sais de alumínio em antitranspirantes entram no corpo e imitam o estrogénio, é lógico que a exposição constante ao longo de muitos anos pode representar um risco”

 

garante a pesquisadora, que ressalta a incidência desproporcionalmente alta do cancro no quadrante superior externo da mama, local onde aplicamos o antitranspirante.

PERIGO: OS SAIS ALUMÍNIO NOS DESODORIZANTES 

DESODORIZANTES SEM ALUMÍNIO

Leia sempre os rótulos

  • sem parabenos

  • sem álcool

  • sem alumínio

  • sem corantes nem fragrâncias artificiais

  • sem conservantes agressivos

• Combate o odor por 24 horas
• Mantém o frescor natural
• Sem cloridrato de alumínio

 

O Desodorizante de Salva da Weleda, sem sais de alumínio ou outros aditivos químicos, seca rapidamente sem deixar resíduos. Previne e neutraliza de forma eficaz e desenvolvimento bacteriano sem afectar o bom funcionamento da pele. 

bottom of page