top of page

METAIS PESADOS NO QUOTIDIANO

 

REEE

REEE

é todo e qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos elétricos e eletrónicos, como computadores, scanners, telemóveis, baterias de telemóvel e pilhas. Os eletrodomésticos ( fogões, micro-ondas, frigoríficos, etc), são também considerados como REEE ( Resíduos de Aparelhos Elétricos Eletrónicos). E a maior parte desses resíduos tem condições de ser utilizada novamente ou de ser reciclada, mas acabam por ficar ao ar livre e em aterros sanitários.

Metais tóxicos no REEE

Metais tóxicos no REEE

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2010, a produção de lixo eletrónico cresce a uma taxa de aproximadamente 40 milhões de toneladas por ano em todo o mundo. E com este crescimento a natureza recebe quantidades cada vez maiores de mercúrio, chumbo, cádmio, berílio e arsénio.

Contaminação dos ecossistemas

Contaminação dos ecossistemas

Os materiais eletrónicos, como placas de computador, monitores, pilhas, não soltam os contaminantes quando estão em um ambiente fechado. Mas em aterros a temperatura é mais alta e o contato com a chuva, que costuma ser bem ácida, faz com que os metais pesados sejam libertados diretamente no solo. Esse processo também pode contaminar as águas de lençóis freáticos, rios e oceanos.

Resolução CONAMA Nº 257/1999

Resolução CONAMA Nº 257/1999

"Estabelece que pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, tenham os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequados" Data da legislação: 30/06/1999

Pilhão

Pilhão

As pilhas e baterias são hoje um problema ambiental. Coloque-as no pilhão.

Convenção de Minamata

Convenção de Minamata

O objetivo do acordo, assinado por 100 países, é reduzir a nível mundial as emissões de mercúrio, muito tóxicas para a saúde e o meio ambiente, assim como a produção e o uso do mercúrio.

Termómetro de mercúrio

Termómetro de mercúrio

A convenção prevê, sobretudo, que até 2020 os produtos que utilizam mercúrio, como os termómetros, desapareçam do mercado.

LFC com alto teor de Hg

LFC com alto teor de Hg

Enquanto o limite para a liberação de chumbo no ambiente é de 5 mg/l, as lâmpadas fluorescentes compactas podem liberar 132 mg/l.

Lâmpadas LED

Lâmpadas LED

Estas lâmpadas, as mais económicas do mercado, terão que ser recicladas pois contêm arsénio.

Programa das Nações Unidas

Programa das Nações Unidas

para o Meio Ambiente, afirma que a quantidade de mercúrio presente nos cem primeiros metros de profundidade dos oceanos, procedente de emissões relacionadas à atividade humana, dobrou nos últimos cem anos, e em águas profundas aumentou 25% no mesmo período.

Peixe tóxico

Peixe tóxico

Grande parte dos peixes está contaminada por poluentes e químicos encontrados no mar e nos rios, como mercúrio, cádmio, chumbo e arsénio. O cádmio demora, em média, 30 anos para ser eliminado do organismo. Além do efeito cancerígeno, a intoxicação por alguns desses componentes pode causar danos irreversíveis no sistema nervoso.

Mares e Oceanos Tóxicos

Mares e Oceanos Tóxicos

O rápido e incontrolado crescimento industrial nos países em desenvolvimento tem introduzido poluentes ambientais como um fator significativo quanto à saúde. Chumbo, cromio, cádmio, mercúrio, arsénio e outros metais, compõem um grande grupo de poluentes gerados pela atividade humana. A emissão destes metais pesados nos rios, mares e solo, pode contaminar os peixes e plantas bem como a própria água potável e, consequentemente, atingir a população através da cadeia alimentar.

 

A intoxicação por metais pesados ocorre quando eles são absorvidos pelo corpo humano e passam a substituir alguns metais necessários para as nossas funções biológicas essenciais. A intoxicação dá-se pela ingestão, ao longo da vida. Os metais pesados depositam-se nos tecidos ósseos e gordurosos, não sendo eliminados com o passar do tempo.

 

Na tabela seguinte estão presentes alguns dos efeitos mais comuns no organismo provocados por estes metais:

METAIS PESADOS NO LIXO 

Escherichia Coli transgénica

Escherichia Coli transgénica

Segundo um estudo da Universidade Interamericana de Porto Rico, bactérias transgénicas, que suportam altas doses de mercúrio, poderiam ser a solução para limpar áreas contaminadas com este metal.

Clorela

Clorela

Chlorella é uma alga azul-verde conhecida por se ligar a metais pesados, incluindo o cádmio, urânio e chumbo, tornando mais fácil para o organismo excretá-los.

Consumo de alho

Consumo de alho

O alho contém numerosos componentes de enxofre que oxidam o mercúrio, cádmio e chumbo, tornando estes metais solúveis em água. Isso torna mais fácil para o organismo excretar esses metais. Dentes de alho inteiros precisam ser picado, pressionado ou ralado, cozido, ou mastigado para estimular propriedades curativas do alho.

Sauna

Sauna

O suor é o método utilizado pela pele para remover venenos e resíduos do corpo. Numa sauna essa remoção é mais eficaz.

Zeolite líquido ativado

Zeolite líquido ativado

Ajuda o fígado a remover uma grande variedade de substâncias tóxicas do corpo, mercúrio, chumbo, estanho, cádmio, arsénio, alumínio, antimónio, níquel.

Coentro

Coentro

O coentro liga-se ao mercúrio, cádmio, chumbo, alumínio e outros metais pesados, tornando mais fácil o organismo excretar esses metais tóxicos através dos rins.

SOLUÇÕES PARA A REMOÇÃO DE METAIS PESADOS 

Autoras: Alexandra Pinto, Andreia Rodrigues,Daniela Ferreira,  

             Inês Marques,Mafalda Silva

 

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

A ESAOf reciclou 87 lâmpadas fluorescentes no ano letivo 2014-2015

RECICLAGEM

 Proteção de Gaia e do Homem. Orgulhosamente criado no Wix.com

bottom of page